Está acontecendo

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dez clubes, dois grupos, duelos dentro da mesma chave, fase semifinal e final. Começa a briga pela tão sonhada vaga na elite do futebol baiano. Apenas dois times vão comemorar

Foto: Antonio Saturnino/Arquivo Correio*Enquanto o Campeonato Baiano 2011 está na reta final, vem aí a segunda divisão do nosso estadual. A partir desta quarta-feira (6), dez clubes lutam por duas vagas na elite do Baianão do ano que vem e você pode ficar por dentro de tudo que vai rolar aqui no iBahia. Preparamos um Guia Especial, com informações de todos os clubes que lutam pelo título, que será decidido no dia três de julho.

A briga promete ser boa, já que a competição deste ano conta com alguns atrativos a mais. Lembram do Botafogo, quarto maior campeão baiano? É, o alvirrubro está de volta. Já o Ypiranga vai para o segundo ano seguido em busca do acesso depois do período de inatividade. Tem também o Demolidor de Campões, o Galícia, que é um dos favoritos para conquista do título este ano.

E não podemos esquecer do interior, é claro. O Guanambí, que já bateu na porta em alguns anos, sonha com o acesso, assim como Juazeirense, Jequié, Camaçariense e Jacuipense. O Itabuna, rebaixado em 2010, quer voltar logo para o filé do futebol baiano. O tradicional Poções também está na briga.




Grupo 01
 (Botafogo, Camaçariense, Galícia, Juazeirense e Ypiranga)

Grupo 02 
(Guanambí, Itabuna, Jacuipense, Jequié e Poções)

Regulamento do torneio (clique aqui)
Tabela completa (clique aqui)

                                             ABAIXO OS CLUBES PARTICIPANTES:
________________________________________________________________________________


BOTAFOGO



Passaram-se duas décadas e só agora o tradicional Botafogo, sete vezes campeão baiano, está de volta ao futebol profissional. Tardou, mas aí está. Longe dos jogos oficiais desde a década de 1990, o time alvirrubro de Salvador tentará o acesso à elite do estadual sob o comando do experiente Sapatão, que fez boa campanha com o Camaçari no Baiano do ano passado.

"A gente sempre tenta fazer o melhor possível. Sabemos que as dificuldades são grandes, mas aqui tem um projeto em que a gente acredita. Por isso aceitamos esse desafio", diz o técnico, que é também diretor de futebol. Com um elenco formado por 25 jogadores, a maioria jovem, o time treina na Ilha, mais precisamente em Aratuba, desde janeiro. O presidente Foto: Marcio Costa e Silva/Arquivo Correio*Miguel Carneiro sabe que o time ainda precisa de algumas contratações, mas não esconde a pretensão: "A ideia é voltar com tudo, já subindo".

Clube: Botafogo Sport Clube
Estádio: Manoel Barradas, o Barradão
Fundação: 1º de novembro de 1914  
Cidade: Salvador
Time base: Marcelo; Nal, Paulo César, Adílio e Jerfeson; Gilmar, Ramon, Douglas e Cleiton; Sandro e Hugo
Cores: Vermelho e branco
Técnico: Sapatão
Presidente: Miguel Carneiro
Apelido: Alvirrubro

_______________________________________________________________________________


CAMAÇARIENSE




O Camaçariense não terá vida fácil neste campeonato. Depois de bater na porta do acesso no ano passado, quando perdeu para o Juazeiro na semifinal, a equipe não fez investimentos altos para esta temporada e aposta em jovens atletas do município de Camaçari, além de alguns veteranos. Mas o presidente Zecão acredita que o time deste ano é melhor e vai conseguir subir.

"Este ano não vamos bater na porta, vamos bater dentro e eu é que vou marcar o gol", profetiza o dirigente. Longe da primeira divisão desde 2006, o time vermelho e branco quer repetir o título de 2003 e se juntar ao rival Camaçari na elite do futebolFoto: Marcio Costa e Silva/Arquivo Correio*estadual. "Tudo depende de um bom planejamento e aqui nós fizemos", garante Zecão. No time destaque para um atacante com nome de carrasco do Brasil na Copa de 1982: Paolo Rossi. Será que é igual?

Clube: Sport Clube Camaçariense
Estádio: Armando Oliveira, o Armandão
Fundação: 3 de novembro de 2002
Cidade: Camaçari
Time base: Paulo; Pinhal, Aldir, Mailson e Rafael; Márcio, Wilson, Jeferson e Denison; Deivid e Paolo Rossi.
Cores: Vermelho e branco
Técnico: Fumanchu
Presidente: Zecão Montenegro
_______________________________________________________________________________


GALÍCIA


Este é o ano do Galícia. Com uma mescla de jogadores experientes e outros mais rodados, o time granadeiro é um dos favoritos ao título deste ano na segunda divisão. O time cinco vezes campeão estadual conta com o zagueiro Elói, ex-Vitória, e o atacante Biriguidi, que fez sucesso com a camisa do Feirense em 2009. Além deles, a diretoria repatriou o atacante Diego Higino e o meia de 32 anos Fábio Costa, revelado no Bahia, que é o destaque da equipe.

O técnico é o pernambucano Cleibson Ferreira, ex-observador técnico das seleções brasileiras de base no Nordeste. Aos 38 anos, ele espera gravar seu nome no hall da fama do Galícia. "Não vejo pressão. Vejo uma oportunidade de fazer história num clube tão bonito. A gente viu que aconteceram muitos erros com o passar dos anos e, aos poucos, o clube tem corrigido isso", afirmou o comandante, que trabalha na formaçãoFoto: Divulgação/GaliciaEC.com.br do elenco desde o final do ano passado.

Clube:
 Galícia Esporte Clube
Estádio: Roberto Santos, Pituaçu
Fundação: 1º de janeiro de 1933
Cidade: Salvador
Time base: Alan; Rangel, Elói, Luciano e Elton; Ricardo Recife, Everton, Fábio Costa e Diego; Diego Higino e Biriguidi
Cores: Azul e branco
Técnico: Cleibson Ferreira
Presidente: Raimundo Nonato Reis
Apelidos: Granadeiro, Azulino, Demolidor de Campeões

_______________________________________________________________________________


GUANAMBÍ




O Guanambí é um dos times mais atrasados na preparação para o Campeonato Baiano da segunda divisão. A diretoria ainda espera o término da segunda fase e do Torneio da Morte na elite para poder anunciar novos reforços. Até o técnico ainda não foi escolhido. Marco Antonio, ex-jogador do time e atualmente auxiliar, é o dono do cargo interinamente.

"Como a segunda divisão sempre começa em paralelo com o Baianão, atrasa nas contratações. Já temos nomes certos, é só acabar a segunda fase", garante o treinador. Grande parte dos jogadores é da cidade de Guanambí ou da região. Os destaques são os jovens Eudes, meia de 20 anos, e o volante Paulo Henrique, de 18. Apesar dos atrasos nas contratações, o presidente Gervasio FernandesFoto: Divulgaçãoacredita que o time pode conquistar o acesso. "Fomos vice em 2004 e 2008, mas só um subia. Este ano sobem dois e temos chance".

Clube: Guanambi Atlético Clube
Estádio: Municipal Dois de Julho
Fundação: 8 de fevereiro de 1983
Cidade: Guanambi
Time base: Manchinha; Gustavo, Marcão, Diogo e Robson; Julio, Paulo Henrique, Eudes e Felipe; Nenem e Dãozinho
Títulos: vice-campeão de 2004 e 2008
Cores: Azul, vermelho e branco
Técnico: Marco Antonio
Presidente: Gervasio Fernandes
_______________________________________________________________________________


ITABUNA




Rebaixado no Baianão em 2010, o Dragão do Sul quer voltar logo para a primeira divisão. A equipe itabunense acredita na força da juventude para conseguir o acesso. Por isso, os atletas da base do clube, vice-campeões do baiano de juniores no ano passado, foram prestigiados pela diretoria e têm a missão de devolver o Itabuna à elite do futebol estadual. "A nossa marca é forte. Sem menosprezar os adversários, sei que somos capazes de subir", tem fé Ricardo Xavier, presidente do clube. 

Apesar do elenco ter uma média de apenas 22 anos de idade, a experiência não foi deixada de lado. O veterano zagueiro Júnior Tuchê, revelado no Vitória e com passagem pelo Palmeiras, é a grande atração da equipe na temporada. O presidenFoto: Reproduçãote ainda trouxe jovens da base do Bahia por empréstimo. Os atacantes Vágner e Hélder, além do volante Pink, reforçam o grupo. Uma motivação extra para Itabuna é a má fase do grande rival Colo Colo, que luta contra o rebaixamento.

Clube: Itabuna Esporte Clube
Estádio: Luiz Viana Filho
Fundação: 23 de maio de 1967
Cidade: Itabuna
Time base: Jean; Dalvan, Júnior Tuchê, Naldo e Jorginho; Cláudio, Pink, Amauri e Wenkley; Vagner e Mathaus.
Cores: Azul e branco
Técnico: Daniel Rogério
Presidente: Ricardo Xavier
Apelido: Dragão do Sul
_______________________________________________________________________________


JACUIPENSE



"A gente não pensa em outra coisa a não ser em ser campeão". Com esse discurso, o confiante presidente Felipe Sales acredita que levará a Jacuipense para elite do futebol baiano este ano. A equipe não joga torneios profissionais desde 2007, mas isso não é problema para o dirigente, que conta com o apoio da população de Riachão de Jacuípe. "A cidade está junto com o time", garante Sales.

O grupo tem muitos jogadores do intermunicipal e o xodó da galera é o atacante Joãozinho, de 40 anos. Mas a maior parte dos atletas do elenco vêm de outros estados. "Tem atleta que passou pelo Boavista, Madureira, Mogi Mirim...", lista o presidente. Wilson Hugo é o comandante da equipe. Aos Foto: Divulgação36 anos, ele acumula experiência como jogador em 14 países, como França, Portugal, Honduras e Costa Rica.

Clube: Esporte Clube Jacuipense
Estádio: Eliel Martins
Fundação: 21 de abril de 1965
Cidade: Riachão do Jacuípe
Time base: Alcimar; Maicon, Jacaré, Alan e Makeka; Moreno, Oliveira, Joãozinho Pé de Serra e Vitor; Joãozinho e Marcel
Cores: Grená, amarelo e branco
Técnico: Wilson Hugo
Presidente: Felipe Sales
Apelido: Leão Grená

_______________________________________________________________________________


JEQUIÉ



De volta ao futebol profissional após 12 anos, o Jequié é um dos times mais modestos da segunda divisão do Campeonato Baiano. A equipe é comandada pelo experiente Merrinho, campeão estadual como jogador pelo Flu de Feira em 1969, e treina desde o dia 17 de janeiro. O destaque é o capitão Erlan, de 32 anos, que já defendeu Vitória e Poções. Apesar da experiência do volante, a média de idade do time é de 22 anos.

"Montamos uma equipe competitiva. Temos 22 jogadores no elenco, sendo que 60% são da cidade e 40% vem de fora para trazer mais experiência. Com a estrutura que montamos, acredito que temos chance de acesso. Mas é um projeto a médio e longo prazo. Se não for agora, Foto: Divulgaçãovamos continuar lutando", explica Jorge Amado, presidente do clube. O Jequié mandará seus jogos no estádio Waldomiro Borges (foto).

Clube: Associação Desportiva Jequié
Estádio: Waldomiro Borges
Fundação: 20 de novembro de 1969
Cidade: Jequié
Time base: Rafael; Anderson, Jojó, Wellington e Kel; Galego, Erlan, Guga e Davi; Marcelinho Baiano e Léo
Cores: Azul, amarelo e branco
Técnico: Merrinho
Presidente: Jorge Amado Araujo 
Apelido: ADJ
_______________________________________________________________________________


JUAZEIRENSE




Pela quarta vez consecutiva, a Juazeirense vai disputar o quarto Campeonato Baiano da segunda divisão. Fundado para fazer frente ao Juazeiro, grande rival e atual campeão da divisão de acesso, o time corre contra o tempo para se organizar nesta temporada. O comandante Guanair Atanásio prepara o elenco para estreia há apenas 15 dias. Muito pouco para quem sonha com o acesso.

"Estamos aqui para superar as dificuldades. O tempo de preparação é Foto: Marcio Costa e Silva/Arquivo Correio*curto, mas sabemos do nosso potencial", acredita o treinador. O grupo é formado por 36 jogadores e a aposta foi feita em cima de atletas das cidades de Juazeiro e Petrolina. Em 2009, a equipe juazeirense foi vice-campeã do torneio, perdendo o título e o acesso para o Bahia de Feira.

Clube: Sociedade Desportiva Juazeirense
Estádio: Adauto Moraes
Fundação: 2006
Cidade: Juazeiro
Cores: Vermelho e amarelo
Técnico: Guanair Atanásio
Presidente: Roberto Carlos Leal
_______________________________________________________________________________


POÇÕES




Treinando desde o início de março, o Poções não chega bem para o começo da segunda divisão estadual. Uma semana antes da bola rolar no torneio, o elenco tinha apenas dez jogadores profissionais. A promessa era de incorporar jogadores oriundos dos campeonatos sergipano e catarinense.

Com a falta de agilidade nas contratações, o time conta com os jovens atletas, como o lateral-direito Silvio, de 20 anos, que não quer desperdiçar a chance. "O clube está abrindo as portas para mim e vou agarrá-la com unhas e dentes". Responsável pela revelação de jogadores conhecidos do torcedor, como o Foto: Divulgaçãoatacante Liédson (Corinthians e Seleção de Portugal) e o ex-zagueiro Junior Baiano, o clube aposta em um atleta dos Estados Unidos. Lake tem 24 anos, 1,84 de altura se destaca pela mobilidade em campo.

Clube: Esporte Clube Poções
Estádio: Heraldo Curvelo
Fundação: 8 de janeiro de 1985
Cidade: Poções
Cores: Azul, vermelho e branco
Técnico: Davi Chaves
Presidente: Raimundo Rodrigues
Apelido: Raposa do Agreste
_______________________________________________________________________________


YPIRANGA




"Meu amarelo e preto, meu time do peito, meu velho Ypiranga...". No embalo do hino, a diretoria do Ypiranga dobrou os esforços para conquistar o sonhado retorno à elite do Baianão este ano. A volta ao certame profissional aconteceu no ano passado e agora o Mais Querido tem grandes chances de ficar com uma das duas desejadas vagas e até com o título. Para esta temporada, o clube contratou velhos conhecidos da dupla BaVi, como os zagueiros Roque e Itamar, que jogaram no Vitória, e o lateral Rogério Rios e o volante Diogo, que surgiram no Bahia.

"Esse ano o time está mais forte do que o do ano passado. Temos uma mescla de jogadores experientes com jovens. Ano passado foi um ano de colocar a cara na rua, ainda não tínhamos muita experiência. Este ano fizemos um esforço tremendo para jogar em Pituaçu e Foto: Evandro Veiga/Arquivo Correio*chamar o torcedor do Ypiranga de volta para o estádio", conta o ex-goleiro Emerson Ferreti, vice-presidente. Em 2010, a equipe mandou os jogos em Simões Filho.

Clube: Esporte Clube Ypiranga
Estádio: Roberto Santos, Pituaçu
Fundação: 7 de setembro de 1906
Cidade: Salvador
Time base: Delmir; Rogério Rios, Itamar, Roque e Flávio; Danilo, Lídio, Dio

Nenhum comentário:

Postar um comentário